Muito falado sobre as mudanças que tivemos com a informação nutricional, o objetivo é facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e assim auxiliar o consumidor a realizar escolhas mais conscientes.
A resolução RDC nº 429 de 8º de Outubro de 2020 define todas as regras e modelos que devem ser seguidos, agora as tabelas precisam ter letras pretas e fundo branco, estabeleceram isso pensando em facilitar a leitura.
E também pensando na comparação dos produtos, agora é necessário trazer a declaração dos nutrientes por 100 g ou 100 ml (com algumas exceções) e ainda declarar a concentração de açúcares totais e adicionados.
A outra mudança foi pensando em chamar a atenção do consumidor para as quantidades de nutrientes relevantes para a saúde e são eles os açúcares adicionados, gordura saturada e sódio, que devem vir com uma lupinha na frente da embalagem destacando sobre as quantidades.
Essa norma já está valendo, todos os novos produtos lançados a partir de outubro de 2022 já devem seguir as novas regras e para os produtos que já estão no mercado precisam se adequar até 09 de outubro de 2023, não perca tempo e não deixe para última hora, conte com a gente para te ajudar!
Gostou dessa notícia?
Compartilhe
Comments